Ônibus de Malta

Ônibus de Malta

Os ônibus públicos de Malta são a opção mais económica para se mover pela ilha e pelas cidades e povoados de Malta. No entanto, no verão, se atrasam mais e costumam estar bastante cheios devido à afluência de turistas e estudantes.

As opções para se locomover de transporte público por Malta se reduzem aos ônibus verdes e brancos que há nas ilhas. No inverno, costumam ser pontuais e são uma alternativa bastante cômoda. No entanto, nos meses de temporada alta, os ônibus se enchem e sofrem atrasos de forma contínua.

No entanto, as principais cidades de Malta e as suas atrações turísticas estão conectadas pela rede de ônibus, pelo que é sempre bom conhecer as suas principais caraterísticas.

Linhas

A rede de ônibus de Malta abrange praticamente toda a ilha e se estende até Gozo. No total, há quase cem linhas que operam em Malta, 18 em Gozo, 6 que conectam o aeroporto e as distintas zonas da ilha e 8 rotas noturnas.

Você poderá consultar as linhas de ônibus e os horários exatos na web oficial da empresa de transportes:

Se preferir, também pode utilizar este mapa da rede de ônibus de Malta:

Horário e frequência

Os ônibus urbanos de Malta operam todos os dias das 5:30 às 23:00 horas, exceto as linhas de ônibus noturno. A frequência varia entre dez minutos e meia hora, aproximadamente; mas nos feriados pode chegar a uma hora.

Tarifas

O preço dos ônibus de Malta varia em função da época do ano. Durante os meses de verão, o bilhete simples custa 2 (de meados de junho a meados de outubro) e nos meses de inverno, o preço é de 1,50

O preço do bilhete do ônibus noturno é de 3.

Você poderá adquirir os bilhetes diretamente no ônibus. Tente levar o valor exato, já que os motoristas não dão troco, por isso se você der 5 eles ficarão com o resto.

É importante levar em conta que o bilhete é válido nas duas horas posteriores à sua compra, por isso é importante guardá-lo caso você queira fazer alguma baldeação.

Se você pensa usar os ônibus, recomendamos adquirir o cartão de 12 viagens por 15, assim você poderá economizar em cada trajeto, além de não se preocupar em levar o valor exato. Esse cartão pode ser compartilhado entre várias pessoas.

Se você está hospedado nos arredores e vai utilizar bastante os ônibus, pode ser recomendável adquirir o cartão Explorer, que oferece viagens ilimitadas durante sete dias por 21.

Os cartões podem ser comprados nas máquinas de alguns pontos de ônibus, além de ser encontrado em determinadas lojas espalhadas pela ilha.