O que fazer em Malta em cinco dias
Preparamos um roteiro completo para você aproveitar ao máximo a sua viagem a Malta e aproveitar as melhores atividades e excursões nesta ilha. Descubra o que ver em cinco dias em Malta.
Malta, um pequeno arquipélago no coração do Mediterrâneo, combina uma história rica com paisagens deslumbrantes e uma cultura vibrante. Nesta seção, sugerimos um roteiro de 5 dias para você descobrir o que ver em Malta.
Ao visitar Malta, você tem a opção de fazer excursões aos principais pontos turísticos para não precisar se preocupar com nada, ou alugar um carro para ir por conta própria.
Se você quiser alugar um carro em Malta, você pode fazê-lo através do site neste link:
Se preferir reservar uma excursão em Malta, você pode ver todas as opções que temos neste link:
Para aqueles que chegam a Malta e não planejam alugar um carro, você pode reservar um serviço privado do aeroporto ou do seu hotel de forma rápida e segura:
Dia 1: La Valeta
O primeiro dia do nosso roteiro de cinco dias por Malta será dedicado a Valletta, a capital de Malta e uma das menores cidades da Europa. Repleta de história, Valletta foi fundada pelos Cavaleiros da Ordem de São João no século XVI, e essa herança se reflete em cada canto da cidade.
Para explorar a capital maltesa, você precisará de pelo menos um dia inteiro. Você pode começar seu passeio por Valletta com um guia, seja em um tour gratuito ou em um tour guiado mais completo, que inclui retirada e transfer de volta ao hotel:
Para começar nossa rota pela cidade, faremos uma parada na Fonte dos Tritões, ao lado da rodoviária. De lá, você pode entrar em Valletta pelo chamado Portão da Cidade, a entrada principal desde o século XVI. Lá dentro, você encontrará o Teatro Real, construído sobre as ruínas de uma antiga casa de ópera.
Continuaremos a visita ao imponente Albergue de Castela, sede do gabinete do Primeiro-Ministro, e depois desfrutaremos de vistas panorâmicas dos Jardins Upper Barrakka, que oferecem uma das melhores vistas do Porto de Valletta. De lá, você poderá assistir pessoalmente aos soldados britânicos disparando os canhões, um espetáculo realizado diariamente às 12:00 e às 16:00.
Continuaremos a visita pela Republic Street, a rua mais longa de Valletta, repleta de lojas. Nesse ponto, chegaremos a uma das joias da cidade, a Co-Catedral de São João, famosa por seu impressionante interior barroco e pelas obras de Caravaggio que adornam suas paredes. Não deixe de visitar a Biblioteca Nacional de Malta e o Palácio do Grão-Mestre.
Para terminar o seu primeiro dia em Malta, recomendamos uma visita à região de Sliema para visitar uma das piscinas naturais, que oferecem as melhores vistas de Valletta. De lá, você pode dar um mergulho ao pôr do sol antes de jantar em um dos restaurantes perto do porto.
Dia 2: Mdina e Rabat, a Gruta Azul e Dingli Cliffs
O segundo dia da nossa rota de 5 dias em Malta será dedicado à exploração do coração histórico do país: Mdina, a antiga capital medieval da ilha.
Esta cidade murada, conhecida como a "Cidade Silenciosa", é um labirinto de vielas estreitas, edifícios barrocos e arquitetura medieval. O Portão de Mdina, a entrada principal da cidade, é famoso por sua arquitetura fortificada e foi usado para filmar várias cenas de Game of Thrones.
Não deixe de visitar a Catedral de São Paulo, uma construção barroca do século XVII. Reconstruída após o terremoto de 1693, ela ostenta um interior deslumbrante.
A poucos minutos de Mdina fica Rabat. É conhecida por suas ruínas romanas, onde você pode visitar a Casa de São Paulo e as catacumbas de São Paulo, que datam do século IV.
A melhor maneira de visitar Mdina e Rabat é com um guia que compartilhará as histórias e lendas dessas cidades:
À tarde, recomendamos ir para o sudoeste da ilha para ver alguns dos locais naturais mais impressionantes de Malta, como a Gruta Azul, os templos de Hagar Qim e os penhascos de Dingli.
A Gruta Azul é um sistema de cavernas marinhas famoso pela intensa cor azul de suas águas. Se o tempo permitir, você pode fazer um passeio de barco ou simplesmente apreciar a vista desta caverna esguia a partir do mirante. Perto dali estão os templos megalíticos de Hagar Qim, considerados Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
Os penhascos de Dingli Cliffs são um ótimo lugar para terminar o dia. Esse é o ponto mais alto de Malta, com vistas espetaculares do Mar Mediterrâneo, e é ideal para apreciar alguns dos pores do sol mais incríveis da ilha.
Se você quiser esquecer de organizar seu segundo dia em Malta, pode reservar uma excursão que lhe levará a Mdina e aos penhascos de Dingli no mesmo dia ou outra que o levará aos templos megalíticos de Hagar Qim e à famosa Gruta Azul:
Dia 3: Gozo e Comino
Passaremos o terceiro dia explorando Gozo, a segunda maior ilha do arquipélago maltês. Gozo é famosa por sua atmosfera tranquila, falésias deslumbrantes e arquitetura rural.
Você pode viajar para Gozo de balsa com seu carro alugado ou reservando uma excursão guiada pela ilha. Você também pode aproveitar a oportunidade para visitar Comino e ver pessoalmente a Lagoa Azul, a melhor praia de Malta com águas cristalinas.
Aqui estão várias opções se você quiser reservar uma excursão de um dia de Malta para Gozo:
- Excursão a Gozo
- Excursão a Gozo e Comino
- Ferry às ilhas de Gozo e Comino
- Passeio de escuna pelas ilhas de Gozo e Comino
Se preferir viajar para Gozo de carro, você pode pegar o ferry no porto de Valletta ou em Ċirkewwa, no extremo norte da ilha. Uma vez lá, aqui estão alguns dos lugares imperdíveis em Gozo:
- Victoria (Rabat). A principal cidade da ilha, conhecida pela sua fortaleza medieval, a Cidadela, que oferece vistas panorâmicas de toda a ilha.
- Os templos megalíticos de Ggantija. Declarados Patrimônio da Humanidade pela Unesco, eles são mais antigas que as pirâmides do Egito.
- Baía de Ramla. Esta praia de areia vermelha é perfeita para relaxar e nadar. A baía é cercada por colinas verdes, tornando-se um lugar idílico para apreciar a beleza natural da ilha.
- Azure Window (Dwejra). Embora a famosa "Janela Azul" tenha desabado em 2017, a área continua sendo um dos lugares mais deslumbrantes de Gozo, com vista para penhascos imponentes e águas cristalinas. É um lugar lindo para assistir ao pôr do sol.
Dia 4: Praias e enseadas
Você provavelmente já deu um ou dois mergulhos nas águas do Mediterrâneo, mas no quarto dia da sua viagem a Malta, vamos lhe dar uma recomendação das melhores praias da ilha para que você possa aproveitar a oportunidade para tomar sol e curtir o mar.
No norte de Malta fica Paradise Bay, uma das praias mais bonitas de Malta, embora seja um pouco pequena e lotada durante os meses mais movimentados.
A baía de Mellieha abriga a maior praia de areia de Malta: a Mellieha Bay. Na mesma área, você encontrará a Popeye Village, local onde foi filmado o filme Popeye de 1980, onde você pode desfrutar de um parque temático repleto de diversão:
A oeste da ilha, encontram-se duas das praias mais famosas de Malta: Golden Bay e Ghajn Tuffieha Bay. A primeira destaca-se pela cor dourada da areia, e a segunda pelas vistas panorâmicas que se descortinam antes de chegar até ela.
Para continuar o dia, recomendamos seguir para o sul, até a vila de pescadores de Marsaxlokk. Conhecida por seus coloridos barcos de pesca chamados luzzus, Marsaxlokk é o lugar perfeito para saborear um almoço fresco à beira-mar.
A área do porto é muito agradável e, aos domingos, há uma feira que vende produtos frescos, artesanato e souvenirs. De lá também partem barcos para a St Peters Pool, uma das piscinas naturais mais famosas de Malta. Recomendamos passar algumas horas lá para tirar ótimas fotos e aproveitar suas águas.
Dia 5: As Três Cidades e Sliema
As Três Cidades são uma parte fundamental da história de Malta e irão surpreender você com sua beleza e significado histórico. De Valletta, atravesse o porto e pegue uma balsa ou barco tradicional para as Três Cidades: Vittoriosa, Senglea e Cospicua.
Começaremos a explorar as estreitas ruas de paralelepípedos de Vittoriosa, visitando o Forte Sant'Angelo, que oferece vistas espetaculares do Grande Porto e abriga exposições sobre a história de Malta e o Museu Marítimo de Malta, instalado em um antigo edifício da Ordem de São João, que exibe a rica história marítima de Malta, da Idade Média aos tempos modernos.
Continuaremos a rota visitando a Igreja da Imaculada Conceição em Cospicua, a maior das três cidades, famosa por suas muralhas históricas e seu porto.
Para concluir sua visita às Três Cidades de Malta, você pode caminhar pelo calçadão de Senglea, de onde poderá apreciar vistas espetaculares de Valletta e do porto antes de retornar para Valletta.
Ao retornar a Valletta, você pode aproveitar esse tempo para curtir a cidade à noite. É um ótimo lugar para relaxar, e suas ruas iluminadas são de tirar o fôlego. Em ruas como a St Lucia´s Street, você encontrará diversos restaurantes e bares com vista, onde poderá saborear um jantar típico maltês com pratos como fenek (coelho ensopado) ou bragioli (rolinhos de carne recheados), o que seria um final perfeito para sua viagem de cinco dias a Malta.
Se você quiser tornar sua viagem de cinco dias a Malta mais confortável e visitar os principais destinos sem perder nada, você sempre tem a opção de pegar o ônibus turístico. Você pode comprar os bilhetes para o ônibus turístico de Malta neste link:
Malta para cruzeiros
Se você chegar a Malta em um cruzeiro, poderá fazer uma excursão guiada, onde visitará as principais atrações da ilha sem se preocupar com nada. Você pode reservar online neste link: