Gozo

Paisagens naturais, património histórico, os Templos de Ggantija e até o que resta da famosa Janela Azul. Descubra o encanto rural de Gozo e como chegar à segunda ilha mais importante de Malta.

Gozo é a segunda maior ilha do arquipélago e a única, junto com Malta, que é habitada. Esta ilha, com 30.000 habitantes permanentes, é uma das atrações turísticas mais importantes do Mediterrâneo.

A ilha é famosa por suas inúmeras atrações turísticas, entre as quais estão os templos Ggantija, trilhas e águas azuis profundas, ideais para banhos ou praticar mergulho.

A beleza natural de Gozo é tão impressionante que até mesmo Homero se inspirou nesta ilha para escrever A Odisseia, que conta como a ninfa Calipso reteve Ulisses por sete anos, seduzindo-o em uma ilha paradisíaca...

Embora Gozo seja um destino que prospera no turismo, conseguiu manter sua essência rural que a diferencia de Malta. Por toda a ilha, você encontrará fazendas, campos de cultivo e inúmeras igrejas e paróquias. Gozo é profundamente católica.

Se você está pensando em visitar Gozo, você não pode perder o encanto de Victoria, a capital de Gozo.

A capital: Victoria

Victoria é a capital e a cidade mais importante de Gozo. Embora os locais ainda a chamem pelo seu nome antigo, Rabat, em 1887, foi renomeada Victoria para honrar a rainha da Inglaterra.

A área mais bonita de Victoria é a sua Cidadela, que remonta aos tempos medievais. Os primeiros colonos desta pequena cidade amuralhada foram os Cavaleiros da Ordem e os nobres chegados de Aragão. Do alto da cidade, você terá uma vista única de Gozo.

Na Cidadela, se encontram a Catedral da Assunção, conhecida pelos frescos da falsa cúpula, a antiga prisão da ilha, o Museu Natural de Gozo e a Republic Street, a principal avenida comercial.

O que ver em Gozo

Estas são algumas das atrações de Gozo que você não pode perder se você visitar essa ilha de Malta:

  • Templos de Ggantija: Estes templos megalíticos, declarados Patrimônio da Humanidade, são a construção humana mais antiga do mundo, antes mesmo de Stonehenge e das pirâmides do Egito. Foram construídos entre 3600 e 3200 a.C. e eram dedicados à deusa da fertilidade.
  • A Janela Azul: ou melhor, o que resta dela. Esta rocha única que foi durante anos o símbolo de Malta, foi destruída por uma tempestade no ano de 2017. A beleza natural do entorno faz com que os turistas continuem a visitar a área. Além disso, se o mar estiver tranquilo, é possível ver como a rocha desprendida aparece sobre as águas.
  • Cala Xlendi: O clima paradisíaco e atmosfera animada desta pequena baía é ideal para praticar mergulho, relaxar na praia e desfrutar de um dia ensolarado.
  • Fungus Rock: esta pedra peculiar na baía de Dwerja não passa desapercebida para os fãs de Game of Thrones, pois aqui foi rodado o casamento de Khaleesi e Khal Drogo.

Como ir a Gozo?

Gozo está seis quilômetros a noroeste da ilha de Malta. A única maneira de chegar lá por transporte público é de ferry. A viagem dura cerca de 25 minutos e os ferrys partem a cada 45 minutos do porto maltês de Cirkewwa e chegam ao porto de Mgarr, em Gozo.

Se você preferir visitar Gozo com um tour organizado que inclui transporte e guia em inglês, você pode reservar com antecedência através do nosso site: