Compras em Malta

Compras em Malta

Vidro soprado, licor de figueira-da-Índia, rendas de bilros... Descubra os produtos típicos de Malta e conheça as melhores zonas onde comprar em Malta.

O que comprar

  • Cruz de Malta: em praticamente todas as lojas de souvenirs, você encontrará pingentes, brincos, chaveiros e todos os tipos de presentes com a típica cruz de oito pontas de Malta. É o símbolo por excelência da ilha, por isso é um souvenir imprescindível.
  • Produtos de figueira-da-Índia: fileiras de cactos figueira-da-Índia espinhosos espalham-se pela ilha para proteger os campos do vento e dos ladrões. O fruto desta planta é usado para fazer xaropes, geleias, doces e outros produtos com múltiplas propriedades.
  • Olho de Osíris: os coloridos barcos malteses tradicionais, conhecidos como luzzu, apresentam dois olhos de Osíris na parte frente. Este símbolo grego afasta os maus espíritos e ajuda os marinheiros a evitar o mau olhado. É um excelente souvenir de Malta que você encontrará em praticamente todas as lojas especializadas.
  • Vidro soprado: um dos trabalhos artesanais mais característicos de Malta é o vidro soprado. É uma técnica muito antiga que dá origem a jarras, figuras e todo o tipo de objetos de vidro colorido e muito fino. As melhores oficinas de vidro soprado de Malta estão em Ta'Qali, Rabat e Mdina.
  • Renda de bilros: a especialidade dos artesãos de Gozo é a renda de bilros. As peças são feitas à mão, dando origem a finas toalhas de mesa, cortinas ou bordados de decoração. É uma técnica com mais de quatrocentos anos de história.
  • Cavaleiros Malteses: os Cavaleiros da Ordem de Malta deixaram sua marca em toda a ilha. Nas lojas de souvenirs, você encontrará figuras de cavaleiros de todos os tamanhos.
  • Joias: nas principais ruas comerciais de Valletta e Sliema há muitas lojas de joias e lojas especializadas em bijuteria de filigrana de prata, outro dos produtos típicos de Malta.
  • Maçanetas: é engraçado, mas um dos objetos que você vai encontrar mais nas lojas de artesanato de Malta são maçanetas realizadas por ouvires.

Ruas e áreas comerciais

As principais cidades turísticas de Malta têm uma rua que reúne lojas de roupas e outros estabelecimentos para fazer compras. Em Valletta, esta artéria é a Rua da República. É a avenida principal no centro da capital e onde você encontrará inúmeras lojas de todos os tipos. Merchants Street é outra rua onde você pode comprar em Valletta.

Em Gozo, a maioria das lojas de artesanato e marcas internacionais estão localizadas em Rabat, na Rua da República.

Se você quiser encontrar os produtos mais típicos de Malta e artesanato, é melhor ir aos mercados de Vittoriosa e Marsaxlokk.

Centros comerciais em Malta

O arquipélago maltês não se destaca precisamente por ter grandes centros comerciais como outros países europeus. Dependendo da área em que você estiver hospedado, estes são os principais centros comerciais de Malta:

  • The Point: é um dos principais centros comerciais da ilha de Malta. Está localizado em Sliema e tem lojas de roupas e outros serviços distribuídos por seus quatro andares. Tem estacionamento e zona de jogos para as crianças. Embora haja uma cafeteria no The Point, não há muitos restaurantes para comer.
  • Bay Street: é o centro comercial mais importante de São Julião e um dos maiores da ilha. Seus serviços são mais variados, já que conta com inúmeras lojas de roupas e várias redes de restaurantes.
  • The Embassy: é o único centro comercial de Valletta. Sua principal atração são os cinemas, já que tem poucas lojas de roupas e poucos restaurantes. Portanto, consideramos que não é a melhor opção para passar um dia fazendo compras em Malta.
  • The Duke: o principal centro comercial de Gozo é o The Duke. Embora não seja muito interessante, aqui você encontrará lojas de roupas de marcas internacionais e uma cafeteria.
  • The Plaza: é o outro centro comercial de Sliema. Tem muitos restaurantes e lojas de marcas internacionais, por isso é uma boa opção para passar um dia a fazer compras em Malta.