Onde comer em Malta

Onde comer em Malta

A história de Malta foi marcada pela presença de fenícios, árabes, britânicos e outras colônias que deixaram a sua marca na cozinha local. Descubra os pratos típicos de uma das gastronomias mais variadas do mundo.

A cozinha maltesa é caracterizada pelas suas características mediterrâneas com toques árabes e britânicos. Nos pratos principais da cozinha de Malta, o azeite, tomate e queijo são amplamente utilizados. Além disso, o chá é bastante típico da ilha, um legado do período da colonização britânica. Algumas das sobremesas mais típicas do país também contam com influências árabes e turcas.

Entre todas essas influências, devemos enfatizar a importância da culinária italiana na comida típica maltesa. Em todos os restaurantes, você encontrará massas de todos os tipos. Um elemento imperdível em Malta!

Pratos típicos

  • Pastizzi: a comida mais famosa de Malta é o pastizzi. Você encontrará este tipo de empanada recheada com queijo ou ervilhas em praticamente todas as lojas da cidade. Esta delícia de massa folhada é uma opção perfeita para almoço ou lanche.
  • Coelho maltês: ensopado de coelho ou lebre acompanhado de ervilhas, cenouras, tomates e outros vegetais.
  • Timpana: a influência italiana na cozinha maltesa é patente no Timpana. Se trata de macarrão gigante recheado com carne moída, tomate e requeijão. Os malteses comem como aperitivo, pelo que você encontrará em todas as pastelarias em Valletta.
  • Minestra: é um ensopado de legumes bastante comum como um primeiro prato, cozido a partir de batatas, cebolas, cenouras, couve-flor, feijão e outros vegetais.
  • Queijos (Gbejniet): os queijos de Malta são famosos em todo o mundo. O mais conhecido é o gbejniet, um queijo de ovelha típico das ilhas de Malta e Gozo.
  • Bigilla: conhecido como o "Húmus Maltês", este prato serve como acompanhamento ou aperitivo na gastronomia das ilhas. Se trata de feijão roxo esmagado, que às vezes é acompanhado com queijo maltês.
  • Lampuki: embora o peixe não seja uma das principais atrações gastronómicas de Malta, a dourada ou lampuki é bastante comum em todo o arquipélago, especialmente em Marsaxlokk.
  • Imqaret: a sobremesa maltesa por excelência é o imqaret. Este bolo frito recheado de tâmaras é uma delícia que você não pode deixar de experimentar nos restaurantes e nos estabelecimentos de rua. Além disso, é um excelente presente para levar para casa.
  • Kannoli: para os gulosos, Malta oferece os kannolis. Estes são canudos recheados com ricota, um queijo doce e servido com creme ou chocolate.
  • Helwa Tat-Tork: o principal acompanhamento de chás e cafés em Malta é o helwa tat-tork. É uma herança da cozinha árabe e consiste em amêndoas trituradas com mel.

Melhores áreas para comer

Dependendo da zona da ilha onde você está hospedado, você encontrará diferentes áreas e restaurantes onde comer os pratos típicos de Malta. Você não terá nenhum problema em provar todos os tipos de comidas mencionados acima, já que são servidos em praticamente todos os restaurantes do país.

Se você estiver hospedado em Valletta, os melhores lugares para saborear a gastronomia de Malta são Strait Street e Merchants Street, duas das ruas mais importantes da capital. Além disso, no mercado gastronômico Is-Suq tal-Belt, você encontrará todos os tipos de alimentos e um supermercado.

Outra das cidades mais famosas para comer em Malta é Marsaxlokk. A sua tradição pesqueira faz com que seja o melhor local da ilha para provar peixe e outras iguarias maltesas.

Em São Julião, os melhores restaurantes estão concentrados em torno da baía de Balluta e da baía Spinola. A maioria dos estabelecimentos tem um terraço e as vistas são imbatíveis.