Mdina

Mdina é conhecida como a Cidade do Silêncio devido à tranquilidade e intimidade que se respira nas suas ruas estreitas. Descubra o melhor dessa cidade medieval amuralhada que foi o cenário de grandes produções como Game of Thrones.

No topo de uma colina no centro de Malta, ergue-se uma das cidades amuralhadas mais bem preservadas da Europa: Mdina. Este labirinto de ruas estreitas e edifícios de pedra calcária apaixona os milhares de viajantes que vêm todos os anos para descobrir esta cidade-chave na história de Malta.

História

Mdina foi fundada pelos fenícios que povoaram Malta em 700 a.C. Devido à sua localização estratégica em uma colina longe do mar, essa cidade amuralhada se tornou a capital de Malta até 1530. Durante o período romano, Mdina foi rebatizada como "Citta Vecchia".

Acredita-se que quando o apóstolo São Paulo naufragou em Malta, ele se estabeleceu em Mdina e começou a expandir o catolicismo em toda a ilha.

Ao longo de sua história, Mdina foi habitada por fenícios, romanos, árabes e pelos Cavaleiros da Ordem, que construíram a maioria dos edifícios que permanecem de pé hoje em dia. No entanto, a estrutura urbana de Mdina corresponde ao traçado típico das cidades árabes, com ruas estreitas que se entrelaçam entre si.

Atualmente, aproximadamente 3.000 pessoas vivem em Mdina, mas a ausência de veículos privados e ônibus fazem com que a cidade seja conhecida como a Cidade do Silêncio. Visitar Mdina é descobrir uma das melhores joias do patrimônio de Malta para sentir a tranquilidade e a intimidade que predominam em suas ruas.

O que ver em Mdina

  • Catedral de São Paulo: esta igreja barroca foi reconstruída pelos Cavaleiros da Ordem após um terremoto e hoje é um dos edifícios mais emblemáticos do centro de Mdina.
  • Palácio Vilhena: é o primeiro grande edifício que você encontrará ao cruzar as portas de Mdina. Uma grande cruz de Malta esculpida no pátio antecede este belo edifício barroco que o Museu de História Natural abriga.
  • Palazzo Falson: provavelmente o edifício medieval mais bem conservado de Malta. No interior, abriga uma biblioteca com volumes históricos.
  • Muralhas: a parte mais característica de Mdina são as suas muralhas. Não se esqueça de subir à parte mais alta da cidade para ver as incríveis vistas de Mdina de suas muralhas.

No entanto, consideramos que o mais fascinante de Mdina é se perder no labirinto de ruas do seu centro histórico e visitar as lojas de artesãos locais que trabalham com vidro.

Devido à sua proximidade a Rabat, recomendamos que você aproveite o mesmo dia para visitar estas duas cidades que ocupam um importante lugar na história de Malta.

Transporte

Ônibus: linhas 51, 52, 53, 56 (parada Telgha).